Notícias


Como a identidade da mulher muda com a maternidade?

28 de Outubro de 2019



A mente é maravilhosa

O nascimento dos filhos é uma etapa da vida repleta de alegrias e de estresse quase em partes iguais. Implica um rompimento importante com o seu “eu” que você conhecia e o nascimento de um novo papel: o de mãe. É inegável que muita coisa muda com a maternidade. Embora acolhamos esse novo papel com muitos desejos e grandes expectativas, o fato de ter que assumir responsabilidades que não tínhamos antes, novos interesses e até sentimentos desconhecidos pode ser angustiante. Como em qualquer âmbito da vida, quando se inicia uma jornada pela primeira vez, começa-se sendo iniciante e o ambiente exige que você se adapte.

É um ato de amor imenso, esplêndido e incondicional, mas, ao mesmo tempo, rompe de certa maneira a identidade que a havia definido até o momento. A realidade é que a maternidade te obriga a renunciar a algumas partes de si mesmo, ou pelo menos a deixá-las de lado por um tempo. Essa renúncia leva implícito um “você não é mais tão importante”, mesmo que não seja verdade. Mas, por não ter tanto tempo ou recursos para cuidar de si mesma da mesma maneira, para realizar os mesmos planos ou projetos, você pode, inevitavelmente, se sentir negligenciada. Isso pode afetar substancialmente a sua autoestima como mãe.

O que muda com a maternidade?
Ser mãe significa se reinventar em muitos aspectos. É saudável, e também desejável, manter momentos íntimos e tentar não deixar de lado ou abandonar sua identidade e os seus interesses. No entanto, inevitavelmente surgirão planos, projetos ou histórias aos quais será preciso renunciar, simplesmente porque são incompatíveis com o momento atual, já que muita coisa muda com a maternidade. A boa notícia é que essa renúncia não significa que eles vão desaparecer da sua vida por completo, mas sim que serão modificados, criando um “novo eu”. Algumas das áreas que sofrem mudanças significativas são:

Relações sociais
Os amigos estão entre os componentes da vida que mais são afetados quando a maternidade começa. A menos que a maioria das amigas tenha filhos na mesma época e que todas sejam obrigadas a assumir um novo papel, o mais comum é que ocorram mudanças. Os planos dificilmente permanecem os mesmos. O tempo não é mais o que era antes da maternidade e, portanto, há menos disponibilidade para certos programas, como viagens, festivais ou saídas noturnas até altas horas da madrugada. Os desejos e a motivação também mudam. O habitual é que a mãe se sinta muito cansada na maior parte do tempo e que, quando ela tem um tempo livre, queira descansar. Portanto, essa área se vê obrigada a mudar. As mães começam a se relacionar com outras mães. Com esses grupos, elas têm mais interesses em comum, mais assuntos para conversar e, além disso, as crianças podem brincar umas com as outras.

Isso não significa abandonar nossas amizades anteriores. O ideal é conservá-las o máximo possível.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar