Notícias
COOMEB participa do International Coop Semiárido e reforça compromisso com o desenvolvimento regional
02 de Agosto de 2025
A Cooperativa de Médicos do Brasil (COOMEB) marcou presença no International Coop Semiárido (ICS), realizado de 31 de julho a 2 de agosto de 2025 no Complexo Multieventos da UNIVASF, em Juazeiro (BA), no Vale do São Francisco. Representando a cooperativa, a vice-presidente Dra. Ana Paula Petribú participou de painéis e atividades estratégicas, levando a contribuição do cooperativismo médico ao debate sobre soluções sustentáveis para a região semiárida.
O ICS é uma realização da WEX, com apoio do Sistema OCB de Pernambuco e da Bahia, e reuniu lideranças de cooperativas de todo o Brasil, pesquisadores, empreendedores, instituições públicas e internacionais. O evento teve como objetivo principal fomentar a articulação de propostas colaborativas para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro, com foco em áreas como saúde, educação, inovação, recursos hídricos, energias renováveis e agropecuária.
Durante três dias de programação intensa, os participantes assistiram a painéis, oficinas, apresentações de cases e discussões técnicas com especialistas nacionais e internacionais. Entre os nomes de destaque estiveram o pesquisador Anthony Calacino, da Universidade de Oxford, e o professor Hélio Gomes de Carvalho, da Engenharia de Produção.
Um dos momentos mais importantes foi a construção do Manifesto ICS, um documento coletivo com diretrizes e propostas concretas para melhorar a qualidade de vida e as oportunidades na região semiárida. A participação ativa da COOMEB nesse processo reforça o papel transformador das cooperativas de saúde em contextos de vulnerabilidade social.
O presidente do Sistema OCB Pernambuco, Malaquias Ancelmo de Oliveira, destacou a importância do evento e da abordagem integrada para enfrentar os desafios do Semiárido. “É preciso considerar o aspecto rural, da produção e da sustentabilidade, e, também, cuidar do urbano, com grandes aglomerações urbanas, problemas e soluções complexas. A grande discussão é como viver com qualidade nessa região, que chove pouco e de forma irregular, e construir uma sociedade com mais equidade e melhoria nas condições de vida”, afirmou.
Para a Dra. Ana Paula Petribú, o evento representa uma oportunidade de fortalecimento da atuação cooperativa. “A COOMEB atua com base nos princípios do cooperativismo e da responsabilidade social. Participar do ICS é uma oportunidade valiosa de trocar experiências, construir parcerias e pensar estratégias conjuntas para levar mais saúde e qualidade de vida às populações do Semiárido”, destacou a vice-presidente.
Com sua presença no ICS, a COOMEB reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, cooperativa e resiliente, contribuindo para a saúde e o bem-estar das comunidades onde atua.