Notícias


COOMEB participa de nova etapa do PDGC

03 de Junho de 2019


Para orientar os gestores de cooperativas na adoção das boas práticas de gestão e governança, o Sescoop/PE promoveu o Workshop do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), na categoria Preenchimento e Plano de Melhoria. Com o auxílio da consultora em gestão empresarial, Gênia Porto, dirigentes de diversas cooperativas pernambucanas conheceram o questionário e foram instruídos no melhor modo de observação do documento de análise cooperativista. A COOMEB está entre as cooperativas capacitadas na atividade. O colaborador do setor administrativo, Alexandre Ribeiro, participou de todo o programa da capacitação.

As cooperativas podem responder a dois questionários do PDGC durante o ano. Eles permitem um diagnóstico conclusivo da gestão cooperativista, descrito em relatórios que enumeram onde estão os pontos fortes do negócio, as oportunidades de evolução, juntamente com um plano de melhoria. No documento também é possível acompanhar os indicadores da cooperativa, e como anda o processo de desenvolvimento da gestão e da governança.  

Durante o encontro, Gênia Porto teve o trabalho de falar sobre a gestão cooperativista, além de apresentar os critérios de avaliação e exercitar o questionário do Programa de Desenvolvimento, somada à construção de um plano de melhoria.


« Voltar