Notícias


OS VILÕES DA SAÚDE GÁSTRICA

18 de Julho de 2023



Oswaldo Cruz

O estilo de vida moderno com muito estresse, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados, como excesso de comidas gordurosas e comer depressa e em horários irregulares torna cada vez mais frequentes os problemas de azia e má digestão entre os brasileiros. Às vezes, essas sensações estão apenas relacionadas aos maus hábitos de alimentação, porém, podem servir de alerta para doenças, como refluxo, gastrite e úlcera.

“Há alguns anos, foi realizado um importante estudo epidemiológico no Brasil envolvendo grande amostragem de indivíduos maiores de 16 anos de idade com queixa de azia relativamente frequente. Os resultados referentes à população urbana revelaram que 12% a 20% dos adultos podem apresentar a doença do refluxo gastroesofágico. Ela afeta predominantemente o sexo feminino e a prevalência tende a aumentar com a idade”, explica o médico gastroenterologista e diretor de comunicação da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), Dr. Joaquim Prado.

Cerca de 10% dos adultos sofrem de azia e de 35% a 45% têm esses sintomas eventualmente, segundo estima a nutricionista clínica funcional Natália Colombo. “Na maior parte dos casos, isso está relacionado a hábitos alimentares inadequados, excesso de fast-food, estresse crônico, deficiência nutricional, uso inadequado de medicamentos e bebida alcoólica. Percebemos que o uso de medicamentos para controle da azia, como o omeprazol, tem aumentado consideravelmente. Os casos de má digestão também têm aumentado”, afirma.

PROBLEMAS AFETAM A QUALIDADE DE VIDA

A azia, cujo termo médico é pirose, corresponde à sensação de queimação no tórax ou na parte superior do abdômen. A pirose com frequência igual ou superior a uma vez por semana pode ser sintoma de doença do refluxo gastroesofágico.

Já a má digestão, também chamada dispepsia, causa estufamento, azia e náuseas. “A dispepsia pode ser sugestiva de um quadro de gastrite nervosa (dispepsia funcional), na qual nenhuma
lesãoorgânica é caracterizada, mas o estômago se esvazia mais lentamente e a sensibilidade pode estar aumentada, levando à sensação de estufamento e desconforto após a alimentação. Pode estar relacionado à tensão emocional e estresse”, diz o Dr. Prado.

Azia e má digestão são, portanto, sensações independentes que se manifestam separadamente ou associadas. Podem ocorrer ocasionalmente, representando apenas uma sensação momentânea, como por exemplo, depois de ingestão exagerada de alimentos e bebidas, ou se tornarem habituais e mais intensas sugerindo alguma doença que pode afetar a qualidade de vida.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar