Notícias


Gastrite: Mal que atinge 2 milhões de brasileiros

13 de Julho de 2023



Anahp

Alimentação gordurosa aliada ao consumo constante de bebida alcoólica são dois fatores que podem desencadear uma crise de gastrite.

Estima-se que, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas sejam obrigadas a conviver com a gastrite e seus incômodos. A inflamação nas paredes do intestino traz consigo dores abdominais, sensação de estar empanturrado após as refeições e alterações de apetite e de peso.

Para tentar trazer precisão aos dados de quem sofre da doença e, assim, ajudar a tratá-la de forma mais eficiente, o Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (Gediib) lançou um cadastro nacional de pacientes de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII).

“Hoje, todos os dados que temos estão atrelados à Classificação Internacional de Doenças [CID], aos convênios e ao Sistema Único de Saúde [SUS], porém precisamos de dados mais assertivos por parte dos médicos especializados em DII, para que esses números sejam cada vez mais reais e fidedignos”, defende a coordenadora do cadastro nacional do Gediib, Renata de Sá Brito Froes.

Pouco conhecimento

De acordo com ela, as DIIs ainda são pouco conhecidas pela maioria da população. Contudo, a incidência e a prevalência vêm aumentando no país.

“Como não sabemos ao certo esses números, o cadastro vem para entender melhor o perfil dos pacientes, para cobrar melhorias de acesso à saúde pública”, diz Renata, mencionando que os afastamentos do trabalho no INSS por DIIs representam 1% dos gastos com auxílio-doença no Brasil.

Banco de dados

O cadastro funcionará a partir das informações fornecidas pelos próprios médicos, que preencherão um formulário com os dados de seus pacientes – este detalhamento será validado por um comitê do grupo de pesquisa. As informações serão sigilosas e ficarão disponíveis somente para os profissionais.

“Mais de 20 centros já solicitaram participação. Os dados devem ser publicados em um ano ou quando tivermos pelo menos mil pacientes cadastrados”, explica a coordenadora.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar