Notícias


“Mantenha-se em dia, cada vacina conta”! 23 a 30/4 – Semana de Vacinação nas Américas e Semana Mundial de Imunização

24 de Abril de 2023



Biblioteca Virtual em Saúde

A Semana de Vacinação nas Américas (SVA) começou em 2003 como parte da resposta a um surto endêmico de sarampo nas Américas, ocorrido na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela em 2002. Para prevenir futuros surtos deste tipo, os ministros da saúde dos países andinos propuseram uma iniciativa internacional coordenada.

Nos últimos 20 anos, a SVA tem dado aos governos uma oportunidade anual de alcançar milhões de pessoas, num esforço conjunto, com vacinas que salvam vidas. Os esforços da região inspiraram o mundo e muitas outras regiões seguiram o exemplo, levando à criação da Semana Mundial de Imunização, em 2012.

Durante a SVA, todos os anos, mais de 40 países e territórios das Américas reúnem-se no mês de abril para vacinar as suas populações, fazendo um esforço especial para chegar às pessoas que podem não ter acesso regular aos serviços de saúde, incluindo povos indígenas, migrantes, populações de fronteira e pessoas que vivem nas periferias. Vários eventos e horários de atendimento estendidos permitem que mais pessoas recebam as vacinas.

Desde 2003, a SVA ajudou os países a atingir quase 1,1 bilhão de pessoas em mais de 40 países e apoiou o controle de muitas doenças imunopreveníveis e a eliminação de 6 delas: poliomielite, sarampo, síndrome da rubéola congênita, tétano neonatal, hepatite B e varíola.

Programas Nacionais de Imunização:

  • em 2021, mais de 2,7 milhões de crianças com menos de 1 ano de idade nas Américas não receberam todas as doses de vacinas. Isso significa que quase 1 em cada 5 crianças não está totalmente protegida contra a difteria, o tétano e a coqueluche.
  • a região das Américas tem tradicionalmente altos níveis de cobertura vacinal. Em 2010, foi a segunda região com maior cobertura notificada, depois da Europa.
  • no entanto, isso diminuiu consideravelmente na última década. Atualmente, a região é a segunda do mundo com a pior cobertura vacinal, seguida pela África.
  • dois países – Brasil e México – são responsáveis por mais de 50% das crianças que nunca receberam uma vacina. As campanhas estão em curso, com o apoio da OPAS, para elevar as taxas de vacinação.
  • o risco de surtos por doenças evitáveis por vacinação está atualmente no seu ponto mais alto nos últimos 30 anos.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar