Notícias


Estudo aborda carga de doenças relacionadas à dependência em drogas

20 de Abril de 2023



Fio Cruz

Um artigo publicado recentemente na revista The Lancet Psychiatry traz uma análise sistemática da carga de doenças causadas pela dependência em anfetaminas, maconha, cocaína e opioides na América do Sul, no período de 1990 a 2019. O grupo desse estudo, Global Burden of Diseases (GBD), estimou a incidência, prevalência, mortalidade, anos de vida perdidos (YLL), anos de vida com incapacidade (YLD) e os anos de vida saudável perdidos (DALYs) relacionados à dependência dessas substâncias em cada um dos 12 países da América do Sul (Argentina, Bolívia , Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela). As análises incluíram comparações por sexo e país, assim como em relação a estimativas regionais e globais. 

“O trabalho foi de analisar o grande banco de dados do Global Burden of Diseases para observar a tendência do uso dessas substâncias ao longo desse período na América do Sul e qual a carga de doenças relacionadas”, explicou o pesquisador da Fiocruz Pernambuco Rafael Moreira, que integra a equipe de cientistas de diversos países responsáveis pelo estudo. 

Entre os achados descritos na publicação, o Brasil teve a maior taxa de anos de vida saudáveis perdidos (DALYs), devido ao uso de cocaína em 2019, aproximadamente o dobro da verificada em 1990. Em relação aos opioides, houve crescimento de DALYs a cada 100 mil habitantes no Brasil (82) e no Peru (70), enquanto a taxa relacionada ao uso da maconha permaneceu estável em todo o período estudado. 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar