Notícias


Vacina contra a gripe oferecida pelo SUS protege contra as principais cepas do vírus. Saiba mais sobre o imunizante

13 de Abril de 2023


gov.com.br

Em nova etapa, o Movimento Nacional pela Vacinação busca retomar as altas coberturas vacinais contra a gripe no Brasil. Neste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) está disponibilizando mais de 80 milhões de doses trivalentes para os brasileiros que fazem parte dos grupos prioritários.

A vacina Influenza trivalente, oferecida gratuitamente nas unidades de saúde, é produzida e entregue pelo Instituto Butantan, seguindo orientações de produção dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina deste ano é composta por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (linhagem Victoria). O imunizante é atualizado a cada ano com as cepas mais circulantes no mundo - por isso a necessidade de a vacina ser tomada anualmente.

“A vacina é segura e composta de vírus não ativado. Como qualquer imunizante, ela estimula o sistema imunológico a produzir defesa. Então, é comum a pessoa ter uma sensação de dor no corpo ou uma eventual febre baixa. Isso nada mais é do que o próprio organismo reagindo contra os antígenos que foram injetados com a vacina”, explica o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

De acordo com o Instituto Butantan, depois de emitida a ordem de produção junto com uma documentação técnica, chamada Registro de Produção de Lote (RPL), a fabricação da vacina passa pelas seguintes etapas:

  • Adição das matérias-primas e filtração

É a mistura dos três diferentes Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFA) que correspondem a cada monovalente.

  • Lavagem e despirogenização dos frascos-ampola

Os vidrinhos são submetidos a uma temperatura de 350 graus, que garante a eliminação de qualquer partícula proveniente de microrganismos.

  • Envasamento e recravação

É um processo automatizado, em que os frascos são enfileirados em uma esteira e bombas dosadoras os preenchem com exatos 6,2 ml da vacina influenza. Em seguida, as ampolas recebem uma tampa de borracha e são lacradas.]

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar