Notícias


“Gestão da Saúde será pautada pela ciência e diálogo com a comunidade científica”, afirma Nísia Trindade

04 de Janeiro de 2023


Conselho Nacional de Saúde

A Ministra da Saúde Nísia Trindade, em seu discurso de posse nesta segunda (02/01/23), afirmou que serão revogadas portarias e notas técnicas que ofendam a ciência, os direitos humanos e os direitos sexuais e reprodutivos. “Medidas que transformaram várias posições do Ministério da Saúde em uma agenda conservadora e negacionista da ciência", destacou ao ressaltar que a definição do que será revogado depende da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Nísia ainda adiantou na cerimônia em Brasília a necessidade da retomada do alinhamento da agenda da saúde mental à reforma psiquiátrica brasileira.

Nísia Trindade, agradeceu ao controle social e aos demais integrantes do Grupo de Trabalho em Saúde, da equipe de transição, pelo diagnóstico realizado ao qual considerou como contundente. Para ela, o diagnóstico vai além da Pandemia da Covid-19, apontando para o enfraquecimento da capacidade de coordenação nacional do SUS pelo Ministério da Saúde, a desarticulação do programa nacional de imunizações,  da estratégia de Saúde da Família, da saúde da mulher, indígena, mental entre tantos outras. “É necessário encarar este diagnóstico de tanta gravidade e  trabalhar para a sua superação. Os último anos foram de retrocesso com ações contra a democracia, a ciência ao ambiente, aos direitos humanos e à saúde.”

A recém-empossada ministra da Saúde reforçou a importância do Conselho Nacional de Saúde, que merece na nova gestão toda a valorização que o controle social necessita. Ela confirmou a realização da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental e reforçou seu apoio à realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em 2023.

Nísia destacou ainda a importância de se fortalecer a produção local e o complexo econômico da saúde, dando ao Brasil autonomia na produção de vacinas e fármacos. "O Farmácia Popular vai ser fortalecido e terá estabilidade institucional", completou. A nova ministra da Saúde também anunciou ações para reverter as baixas coberturas vacinais, como os "embaixadores da vacinação", que irão incentivar a imunização pelo Brasil.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar