Notícias


De ansiedade a Parkinson: saiba quais problemas de saúde podem ter origem no intestino

10 de Outubro de 2022


R7

Você já ouviu a expressão "o intestino é considerado nosso segundo cérebro"? Sem exageros, a conexão entre essas duas partes do corpo humano acontece e é fundamental para manter a nossa saúde. 

O médico do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Ricardo Barbuti explica que "ambos os órgãos, tanto cérebro, quanto intestino, têm origem comum embriológica, eles nascem da mesma célula, então eles acabam dividindo uma comunicação bastante íntima".

Essa conexão pode ser por via nervosa ou sanguínea, por exemplo. Mas o certo é que, quando alterada, vai causar modificações na saúde humana

Perda de peso

A nutricionista da Estima Nutrição, especializada em nutrição clínica esportiva e vigilância sanitária, Edvânia Soares conta que o intestino é responsável pela produção de neurotransmissores (levam as informações para as células) e hormônios que influenciam diretamente no bem-estar do indivíduo e no peso. 

"Se você tem uma irritação intestinal, você tem muito mais evacuações, então automaticamente você perde peso", conta a especialista.

Além disso, a diminuição da produção de neurotransmissores também implica na forma com que a pessoa lida com os quilos a menos, já que quando eles "não são produzidos e nem equilibrados, a pessoa pode ter mais indisposição".

"Essa comunicação [entre cérebro e intestino] é essencial para controlar a nossa fome, a nossa saciedade, a produção de vários hormônios intestinais, interfere diretamente no nosso metabolismo, faz a gente comer mais, comer menos, ganhar peso, perder peso", diz Barbuti

Falta de vitamina

É no intestino que o nosso corpo absorve diversos nutrientes e gorduras – boas e ruins. As proteínas são absorvidas no estômago, mas também passam pelo intestino. 

"As vitaminas A, C, E, D, K, vitaminas do complexo B, alguns minerais, como o ferro, cálcio, magnésio, zinco, são absorvidos no intestino delgado. Quando você pensa em absorção nutricional, temos mais disposição, mais energia, mais vitalidade, porque está nutrindo o teu corpo", conta Edvânia.

A diminuição da absorção pode levar a uma deficiência de nutrientes. Isso ocorre quando as microvilosidades intestinais (aumentam as superfícies de absorção) têm rompimentos que dificultam tanto a retenção de nutrientes, quanto a digestão e secreção de líquidos, por exemplo.

"Quando o intestino não está, de uma certa forma, saudável, a gente começa a ter falta de nutrientes, então geralmente ele vai ter sim déficit nutricional, isso é natural", alerta a nutricionista.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar