Notícias


Dia Mundial do Doador de Sangue: saiba como doar de maneira segura

15 de Junho de 2022



CNN

A transfusão de sangue é fundamental para o tratamento de pessoas que sofrem de uma série de doenças ou vítimas de acidentes, desastres naturais e conflitos armados. O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14), promove a conscientização sobre a importância da doação para a saúde pública.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a necessidade de sangue é universal, mas que o acesso ainda é limitado – especialmente em países de baixa e de média rendas, onde a escassez afeta particularmente mulheres e crianças, que tendem a ser as pessoas que mais precisam de sangue. 

A médica hematologista do Hospital Anchieta de Brasília, Jackeline Felix, explica que doar sangue é um processo fácil, rápido e seguro. Desde o início da pandemia de Covid-19, os bancos de sangue se adaptaram para evitar aglomerações.

Os médicos atribuem a falta de doadores aos diversos aos mitos sobre a doação. O medo da dor, acreditar que não se encaixa no perfil de doador e a pandemia também contribuem para afastar as pessoas dos hemocentros.

“Motivos sazonais como as férias escolares de meio do ano e alta temporada de viagem, o aumento de doenças respiratórias com a chegada do frio e da seca, além da pandemia da Covid-19, fazem com que as pessoas fiquem mais em casa e deixem de ir aos bancos de sangue. Todos esses fatores levam à redução das doações”, explica Jackeline.

A médica explica que o processo de doação é seguro e pode ser realizado sem prejuízos à saúde do doador.

“A coleta de bolsas de sangue é feita com material descartável, estéril e com produtos registrados na Anvisa. A doação propriamente dita, a coleta, não dura mais de 15 minutos. É necessária a observação do doador por alguns minutos, antes da sua saída do banco de sangue, para verificar se não há quaisquer sintomas, como mal-estar, tontura e fraqueza”, explica.


« Voltar