Notícias


'Tive Covid mais de duas vezes, mesmo vacinado; o que explica isso?' Entenda

13 de Junho de 2022



R7

Quando a Covid-19 surgiu como uma doença totalmente nova, muito se perguntou se a infecção causada pelo coronavírus seria do tipo em que os sintomas só aparecem uma vez, como a varicela (catapora), por exemplo. A resposta não demorou e logo no primeiro ano de pandemia os primeiros casos de reinfecção com quadros clínicos começaram a aparecer, mesmo que em eventos raros.

Apesar de o contágio promover uma defesa natural do organismo, garantindo proteção contra o vírus por um período de tempo, as reinfecções passaram a ser cada vez mais comuns à medida que novas variantes do Sars-CoV-2 surgiam, mesmo com a ampliação da cobertura vacinal entre a população, inclusive com doses de reforço. Então, o que explica isso?

É importante ressaltar que as vacinas são comprovadamente eficazes para reduzir significativamente casos graves e mortes pela doença, mas nenhuma é capaz de evitar totalmente o contágio pelo vírus, o que não anula a proteção conferida por elas e as mantém como principal aliada no combate à pandemia.

O geneticista Renan Pedra, professor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), explica que a entrada do vírus no organismo não pode ser evitada, o que vale para qualquer patógeno desse tipo.

“Mesmo no caso da catapora, a pessoa pode ter outros contatos com o vírus ao longo da vida, mas não ter a manifestação clínica da doença, porque ela tem um nível de defesa grande o suficiente ou eficiente para neutralizar aquele vírus antes que ele consiga gerar a característica clínica que é esperada dele”, afirma.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar