Notícias


Casos de hepatite aguda: entenda os sintomas da infecção

02 de Maio de 2022


HZ

Os registros de hepatite em crianças chama a atenção de autoridades de saúde no mundo. Casos de inflamação no fígado foram detectados em mais de 12 países, principalmente europeus, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou mais de 169 casos, com 17 transplantes de fígado e um óbito. A origem dessa grave inflamação permanece uma incógnita.

As crianças afetadas têm entre 1 mês e 16 anos e, embora a real causa do problema não tenha sido identificada, a aposta dos especialistas é que a inflamação hepática seja consequência da infecção do adenovírus humano (HAdv). Em entrevista para a BBC News, a consultora médica Ukhsa, explicou que 77% das crianças examinadas testaram positivo para alguma forma de adenovírus e esse seria o "gatilho provável".

As crianças afetadas estão apresentando hepatite aguda, que significa inflamação do fígado. Em muitos casos foram relatados sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômito. A maioria não apresentou febre. A hepatologista e gastroenterologista Mariana Poltronieri Pacheco explica que o adenovírus é um grupo de vírus de mais de 40 subtipos, de transmissão respiratória ou fecal-oral. "Eles podem provocar doenças respiratórias, como resfriados, conjuntivite e sintomas gastrointestinais, como diarreia e vômitos", conta a médica. 

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar