Notícias


Entenda as diferenças entre tremor essencial e doença de Parkinson

24 de Fevereiro de 2022


R7

Tremores pelo corpo são sintomas comuns de duas doenças: o Parkinson e o tremor essencial. Apesar da semelhança na forma como se manifestam, o primeiro é uma doença neurodegenerativa, para a qual não há tratamento capaz de impedir a sua evolução, já o segundo não necessariamente evolui de forma a impactar a qualidade de vida.

Em entrevista ao R7, o neurocirurgião Marcelo Valadares, médico da disciplina de neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, explica que a principal diferença entre os dois problemas é a forma como surgem.

No caso do Parkinson, a doença ocorre devido a alterações no núcleo de base do cérebro, o que causa a morte de neurônios que produzem a dopamina. Já o tremor essencial é resultado da falta de regulação na área do controle do movimento, mas não tem relação com os neurotransmissores.

“Uma outra diferença importante é que a doença de Parkinson geralmente causa um tremor que é muito chamativo em repouso, ou seja, o paciente está ali quietinho e está tremendo. O tremor essencial geralmente costuma aparecer durante os movimentos e o paciente não costuma tremer as mãos e os pés quando está parado”, explica o médico.

Além disso, o Parkinson afeta principalmente pessoas com mais de 60 anos, já o tremor essencial pode aparecer ainda na adolescência e seguir de forma quase imperceptível até os 40 anos, quando normalmente os sintomas se evidenciam, de acordo com Valadares.

“Em geral, o tremor essencial não costuma piorar, em algumas pessoas aumenta ao longo da vida, mas na maioria delas permanece discreto e estável. Na doença de Parkinson nem sempre os sintomas são iguais para todos os pacientes, e entre os mais conhecidos, além do tremor involuntário, estão rigidez corporal, dores musculares, a lentidão nos movimentos e a perda de expressões faciais”, explica o médico.

Outra diferença entre os problemas é que o tremor essencial afeta igualmente os dois lados do corpo, já com o Parkinson ocorre o contrário, não é comum que alguém diagnosticado com a doença sofra de tremores iguais nas duas mãos ou que os sintomas surjam ao mesmo tempo nos dois lados do corpo, por exemplo.

Para ler a matéria na  íntegra, clique aqui.


« Voltar