Notícias


Apesar da queda de novas infecções nesta semana, pandemia continua desafiando profissionais de saúde nas Américas

11 de Fevereiro de 2022


OPAS

Os casos de COVID-19 caíram em um terço nas Américas esta semana, mas os profissionais de saúde continuam enfrentando condições desafiadoras devido a sistemas que não estão preparados para apoiá-los, afirmou nesta quarta-feira (9) a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F. Etienne.

“Quando os casos aumentam exponencialmente, como nas últimas semanas, a carga recai principalmente sobre as pessoas que impulsionam nossos sistemas de saúde”, disse Etienne. “Para eles, não há nada de leve nessa onda de Ômicron.”

Com as infecções chegando à marca de 4,8 milhões (uma queda de 31% em relação à semana passada) e 33 mil novas mortes, a diretora da OPAS disse que a região continua presa à última onda de COVID-19 e pediu aos países que aproveitem as lições aprendidas com a pandemia até o momento à medida que as clínicas e os hospitais voltam a ficar lotados.

“Anos de subinvestimento em nossos serviços de saúde, sistemas de informação desatualizados e más condições de trabalho tornaram o trabalho de nossos profissionais de saúde desafiador”, alegou Etienne, destacando que essas desvantagens foram exacerbadas pela COVID-19.

Um estudo da OPAS lançado nesta semana mostra que, ao longo da pandemia, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde da linha de frente atenderam mais pacientes, trabalharam mais horas e sofreram maiores taxas de infecção por COVID-19.

Em alguns países, como Equador e Bolívia, mais de 10% dos profissionais de saúde contraíram COVID-19 e muitos outros não tiveram acesso a equipamentos de proteção individual (EPI) suficientes. Isso levou a “taxas elevadas de sintomas depressivos, pensamentos suicidas e sofrimento psicológico”, disse a diretora da OPAS.

Garantir acesso aos EPIs e priorizar a vacinação dos profissionais de saúde são pontos fundamentais para resolver esses problemas e permitir que profissionais de saúde façam seu trabalho com segurança.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar