Notícias


Pandemia avança em 2 velocidades: entre vacinados e não vacinados

10 de Dezembro de 2021



R7

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que a pandemia de Covid-19 avança agora em duas velocidades: a primeira delas, entre os vacinados, que, embora possam se infectar novamente, desenvolverão, na grande maioria dos casos, um quadro moderado; a segunda, entre os não vacinados, que representam entre 80% e 90% dos pacientes com infecções graves, internações e óbitos.

“Isso não deve ser interpretado de forma alguma como falta de eficácia das vacinas”, disse a diretora do Departamento de Imunização da OMS, Kate O'Brien, à imprensa nesta quinta-feira (9).

“À medida que aumenta a cobertura vacinal, entre os [novos] casos haverá uma proporção maior que corresponderá a pessoas vacinadas. Não é de estranhar que com mais pessoas vacinadas vejamos um maior número de recaídas entre elas”, afirmou.

Ela garantiu que “isso não significa que a vacina não proteja, mas que cada vez mais pessoas são vacinadas”.

“O que está muito claro é que o maior risco é para os não vacinados, por isso temos uma pandemia de duas velocidades, com os não vacinados representando entre 80% e 90% dos internados, disse a especialista na apresentação das recomendações mais recentes do grupo que assessora a OMS sobre questões de imunização.

Sobre a nova variante Ômicron e como ela responde às vacinas, os especialistas destacam que é muito cedo para comentar e que devemos aguardar a revisão das evidências científicas que serão coletadas nas próximas semanas.

O'Brien falou do temor de que a Ômicron gere nova pressão sobre o fornecimento de vacinas e que reverta a disposição que os países ricos têm demonstrado nas últimas semanas de doar o excesso de imunizantes aos países pobres e insistir em aplicar doses de reforço para toda a sua população – não apenas para os grupos de maior risco.

Conter a pandemia não funcionará "a menos que as vacinas cheguem a todos os países onde a transmissão continua e de onde vêm as variantes. É necessária uma estratégia global mais racional sobre como a pandemia será interrompida", disse a cientista. O'Brien também confirmou que os dados analisados ??mostram que a imunidade oferecida pelas vacinas geralmente dura até seis meses.

Por outro lado, o grupo consultivo da OMS recomendou formalmente que os países agissem com flexibilidade no planejamento das próximas fases de seus programas de vacinação para conter a pandemia, que só na semana passada causou 4,1 milhões de novas infecções confirmadas e 52 mil mortes no mundo.

Essa flexibilidade consiste em poder imunizar as pessoas com a primeira dose de uma vacina e a segunda dose de outra, o que permitirá que países que não têm estoque da vacina enfrentem o problema do abastecimento imprevisível. Muitos países, por sua vez, têm até quatro vacinas em seus planos de imunização cobiçosos e poder combiná-los evitará que alguns desses estoques expirem e sejam perdidos, disse O'Brien. Apesar disso, os especialistas consideram que, sempre que possível, sejam administradas as doses do mesmo produto.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar