Notícias


Anemia não é doença, é sintoma; saiba as causas mais comuns

22 de Novembro de 2021



R7

Frequentemente associada à má alimentação, a anemia pode ser causada por vários fatores e não é uma doença, mas um sintoma, uma manifestação de um problema que está ocorrendo no corpo, de acordo com Fábio Pires, hematologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Os principais sintomas da anemia, caracterizada pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, são cansaço excessivo, palidez na pele e nas mucosas, dor de cabeça, tontura e dificuldade de concentração. "A hemoglobina é uma proteína existente no interior dos glóbulos vermelhos cuja função é levar o oxigênio do pulmão para o resto do nosso corpo”, explica Pires. 

O surgimento dos sintomas, no entanto, pode variar conforme a velocidade com que a anemia se instala no organismo. Se a diminuição de hemoglobina ocorrer de forma lenta, é possível que o corpo se acostume, em certa medida, e se adapte até que não seja mais possível manter a oxigenação adequada, e então o cansaço aparece.

“Já em uma linha de instalação mais rápida, os sintomas vão aparecer muito mais depressa, porque o corpo não teve tempo de se adaptar”, afirma o médico.

Tipos de anemia

O principal grupo das anemias é chamado de anemias carenciais, que ocorrem devido à falta de algum nutriente importante para a produção de glóbulos vermelhos e de hemoglobina. Em geral, segundo Pires, a falta de ferro é a causa mais comum do problema. “Em segundo lugar temos também a deficiência de outras vitaminas, como ácido fólico, vitamina B12 e cobre”.

O especialista destaca que a menstruação é a causa mais comum de anemia entre as mulheres, porque, mesmo que o fluxo ocorra dentro da normalidade, a frequência pode ocasionar a falta de ferro. 

Há também as anemias hemolíticas, que ocorrem quando os glóbulos vermelhos vivem menos tempo do que deveriam. Esse fenômeno de destruição dos glóbulos vermelhos em velocidade acelerada chama-se hemólise.

“Isso ocorre por várias causas, desde o fato de a pessoa nascer com algum defeito nos glóbulos vermelhos que faz com que eles se rompam com mais facilidade até uma doença chamada anemia falciforme”, ressalta Pires.

O médico explica que há ainda outras causas para a anemia hemolítica: quando o sistema imunológico sofre uma pane e o organismo começa a produzir anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos; quando há acúmulo de toxinas, como veneno de cobra — uma causa frequente de hemólise; quando se sofre um choque térmico; quando há uso de alguns medicamentos que também podem causar hemólise. 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar