Notícias


Secretários de Saúde cobram do governo posição mais enfática em defesa da vacinação de adolescentes

24 de Setembro de 2021



G1

Secretários de Saúde dos estados cobraram nesta quinta-feira (23) do Ministério da Saúde uma posição mais enfática e clara em defesa da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Na noite de quarta-feira (22), o Ministério da Saúde recuou e voltou a recomendar a imunização dos jovens.

Há seis dias, o ministro Marcelo Queiroga havia pedido que estados e municípios vacinassem apenas os adolescentes com deficiência permanente, comorbidades ou privados de liberdade. Nesse período, apenas Alagoas, Amapá e Tocantins suspenderam, em algum momento, a vacinação.

Como Queiroga cumpre quarentena em Nova York por testar positivo para o coronavíus, coube ao substituto, Rodrigo Cruz, explicar que a nova orientação veio depois que relatórios do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo concluírem que a morte de uma adolescente vacinada não teve qualquer relação com o imunizante. O governo também voltou atrás em outro argumento usado para suspender a vacinação de jovens. Na semana passada, o Ministério da Saúde afirmou que a OMS "não recomendava a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades". Na quarta, a nota técnica publicou a informação correta: "A OMS recomenda que os países considerem o uso da vacina em crianças de 12 a 15 anos apenas quando a alta cobertura vacinal com duas doses for alcançada nos grupos de alta prioridade.”

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar