Notícias


Fiocruz retomará entrega de doses da AstraZeneca nesta semana

13 de Setembro de 2021



R7

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) prevê novas entregas da vacina AstraZeneca contra covid-19 nesta semana, normalizando as liberações ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O número de doses disponibilizado será divulgado nesta segunda-feira (13).]

A vacina da Fiocruz lidera a imunização no Brasil e foi responsável pela aplicação de 86.891.829 das doses administradas (44,79%). Com a interrupção de duas semanas por falta de insumos, alguns estados registraram falta do imunizante para a segunda dose.

A Fiocruz já havia informado no último dia 2 que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro. A última entrega foi em 27 de agosto, quando 3,5 milhões de vacinas foram liberadas. 

O intervalo entre as entregas ocorreu porque os lotes mensais de agosto do IFA (ingrediente farmacêutico ativo), importado para a fabricação da vacina, só chegaram nos dias 25 e 30 do mês passado. Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir desta semana.

Desde o início do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde, sendo 87,9 milhões produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e 4 milhões importadas prontas da Índia.

O número de doses produzidas no Brasil, porém, deve ultrapassar 100 milhões nesta semana, contando com as vacinas já entregues e as que ainda estão em produção e controle de qualidade. A previsão foi apresentada na Jornada Nacional de Imunizações pelo gerente do projeto de implementação da vacina covid-19 em Bio-Manguinhos, Fábio Henrique Gonçalez.

Para ler a  matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar