Notícias


COOMEB participa do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativista 2019

08 de Fevereiro de 2019



Está lançado o ciclo 2019 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) em Pernambuco. Em um evento que reuniu lideranças cooperativistas de todo o estado, foi exibida a importância da participação dentro da atividade que tem como objetivo promover a excelência da gestão com foco nas boas práticas de governança das cooperativas. Para conscientizar e mostrar como o negócio cooperativista só tem a ganhar com o preenchimento do questionário do Programa, o evento contou com a participação do presidente da Fundação Nacional da Qualidade, Jairo Martins. Aos pernambucanos, ele trouxe a palestra sobre Gestão da Transformação. Tópico bem trabalhado no período de aplicação do PDGC. A COOMEB participou do dia do lançamento, com a presença do presidente da cooperativa, Giovanni Ratacasso Filho. O gestor administrativo, Alexandre Ribeiro, também participa das capacitações do PDGC.

A Fundação Nacional da Qualidade é uma instituição que trabalha o aprendizado gerencial dentro dos moldes baseados no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), onde se desenvolve uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão. Para o presidente da FNQ, as organizações são sistemas vivos integrantes de ecossistemas, que necessitam entender e exercitar os princípios da interdependência, do pensamento sistêmico e da sustentabilidade na gestão. 

Dentro da palestra que ele trouxe ao público pernambucano, Jairo Martins cativou os dirigentes a refletirem sobre a maneira como a cooperativa vê o negócio de atuação. Para Jairo, em todas as negociações, o gestor deve se colocar no lugar do cliente final e se perguntar se a necessidade está sendo sanada ou bem atendida. Apenas se questionando é possível fazer parte de uma transformação organizacional, onde se leva em conta a experiência do cliente, o modelo de negócio e processos estruturais para mudar no que for conveniente para a sustentabilidade da organização dentro do mercado.

Esse tipo de pensamento, ainda de acordo com o presidente da FNQ, está alinhado a jornada da transformação, onde as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido. As cooperativas devem acompanhar as adaptações e se moldar aos novos modelos, principalmente no quesito tecnologia, para continuarem competitivas. “A evolução na agricultura demorou 12 mil anos. Na indústria foram 230. Na informática, 28 anos. Já na tecnologia são semanas para um novo modelo ganhar corpo. Essa evolução é uma constante que muitas pessoas não conseguem acompanhar. E quem não conseguir, estará perdendo muitas demandas de negócio”, avisou Jairo.

Ainda de acordo com eles, as cooperativas têm um grande diferencial. Elas são vetores que, pelo modo de organização, conseguem reunir as pessoas de forma constante para escutar novas ideias e construir soluções eficazes para a felicidade dos cooperados e continuidade de forma sólida do negócio.

A visão proposta pelo representante da FNQ está alinhada ao PDGC. O programa, quando aplicado, sugere ações de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento da autogestão das cooperativas, pautado no conceito de sustentabilidade, pelo qual as cooperativas se tornam economicamente viáveis. De acordo com o presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, a participação das cooperativas pernambucanas no PDGC faz parte de uma visão estratégica, que mira o cuidado na gestão, com propósito maior em construir uma melhor cooperativa para os cooperados. “O melhor para os cooperados, esse é nosso fim último. Entender a cooperativa como um negócio de gestão para trazer o bem comum aos associados e a famílias. Com as cooperativas participando desse Programa, dentro de pouco tempo, perceberemos como a gestão cooperativista está melhorando, alcançando cada vez mais a profissionalização”, exaltou Malaquias.


« Voltar