Notícias


Com agravamento da pandemia, sistema de saúde do Paraguai colapsa

17 de Maio de 2021



Notícias Agrícolas

O sistema hospitalar do Paraguai está em colapso diante do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a ampliação do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratamento da covid-19, o país sofre com a capacidade limitada de sua estrutura de saúde. Desde o início da pandemia, a quantidade de leitos de UTI no país mais do que dobrou (de 300 para 630). Porém, todos estavam ocupados nesta 6ª feira (15.mai). Além da explosão de novos casos, o Paraguai sofre com a falta de profissionais de saúde especializados.

De acordo com o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social, apenas 100 médicos intensivistas trabalham no país. A maioria está concentrada em Assunção. Muitos leitos de UTI do interior são manejados por médicos sem experiência. Em todo o ano passado, foram 2.262 mortes por covid no Paraguai. Só de janeiro até 13.mai.2021, o número total de vítimas saltou para 7.427 –ou seja, um aumento de 228% só em 2021. No último dia de 2020, eram 107.932 casos. Nesta 6ª feira (14.mai), o Paraguai já contabilizava 309.648.

Os números tornaram o Paraguai o 3º colocado no ranking de média de mortes diárias por milhão de habitantes. Segundo o OurWorldInData, são 10,2 mortes por milhão no país, atrás apenas de Uruguai (13,9) e Peru (11,4). No mesmo ranking, o Brasil é o 8º colocado, com 9,1 mortes a cada milhão de pessoas. No top 10, aparecem ainda outros 2 países latino-americanos: a Argentina (9,42) e a Colômbia (9,5).

TENTATIVA DE IMPEACHMENT NAUFRAGOU

Em março, manifestantes atearam fogo à sede do partido Colorado, em Assunção, capital do país. O protesto ocorreu depois que o Congresso rejeitou o afastamento do presidente, Mario Abdo Benítez, e de seu vice, Hugo Velázquez. Ambos eram acusados de má gestão da pandemia.

Eram necessários ao menos 53 votos para aprovação, mas só 36 deputados votaram a favor. A solicitação de abertura do processo foi feita pela oposição, que é minoria na Câmara. À época, faltavam insumos básicos nos hospitais e centros de saúde, como analgésicos.

O pedido de afastamento de Benítez também incluía a acusação de que o governo teria feito pagamento incorreto de parte dos recursos necessários para a compra de vacinas pelo consórcio Covax Facility. Dos US$ 45,6 milhões, cerca de 15% teriam sido transferidos para a conta errada duas vezes. O Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social negou o erro.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar