Notícias


Dia Mundial da Doença de Chagas

14 de Abril de 2021


Ministério da Saúde

O Dia Mundial da Doença de Chagas, comemorado em 14 de abril, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre essa doença negligenciada. Foi celebrado pela primeira vez em 2020, após aprovação e endosso recebidos pela Assembleia Mundial da Saúde da OMS em maio de 2019.

Em 2021, a campanha visa dar visibilidade e atenção à doença, conscientizando sobre a importância da detecção precoce, da cobertura ampliada de diagnóstico e do acesso equitativo aos cuidados clínicos para todos.

Estima-se que existam aproximadamente 12 milhões de pessoas com a forma crônica da doença nas Américas, e que haja no Brasil, atualmente, pelo menos um milhão de pessoas infectadas.


Em 1909 a Doença de Chagas foi descoberta pelo sanitarista brasileiro Carlos Chagas que, na ocasião, combatia a malária no interior de Minas Gerais. O vetor da doença é o protozoário Trypanosoma cruzi – batizado assim por Chagas para homenagear o cientista Oswaldo Cruz – que usa o barbeiro como hospedeiro. O nome "barbeiro" se deve ao costume do inseto de picar as pessoas na região do rosto. Os insetos triatomíneos que hospedam o causador da doença são popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo.

Principais formas de transmissão:

- Vetorial: ocorre quando a pessoa entra em contato com as fezes eliminadas pelo barbeiro, ao coçar o local da picada;
- Oral: ingestão de alimentos contaminados com parasitos provenientes de triatomíneos infectados;
- Vertical: ocorre pela passagem de parasitos de mulheres infectadas por T. cruzi para seus bebês durante a gravidez ou o parto;
- Transfusão de sangue ou transplante de órgãos de doadores infectados a receptores sadios;
- Acidental: pelo contato da pele ferida ou de mucosas com material contaminado durante manipulação em laboratório ou na manipulação de caça.

A doença presenta uma fase aguda, que pode ter sintomas ou não, e uma fase crônica que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

Sintomas:

Na fase aguda, os principais sintomas são:

- febre prolongada (mais de 7 dias);
- dor de cabeça;
- fraqueza intensa;
- inchaço no rosto e pernas.

No caso de picada do barbeiro, pode aparecer uma lesão semelhante a um furúnculo no local.

Para ler a matéria na íntegra, clque aqui.


« Voltar