Notícias


Estudo: Coronavírus pode sobreviver até 28 dias em algumas superfícies

13 de Outubro de 2020



Correio Braziliense

O coronavírus, que causa a covid-19, pode sobreviver em superfícies como notas de dinheiro ou telefones celulares por até 28 dias em baixas temperaturas e no escuro, de acordo com um estudo da Agência Nacional de Ciências da Austrália. Pesquisadores do centro para a prevenção de doenças CSIRO testaram a longevidade do SARS-CoV-2 no escuro sob três tipos de temperatura. As taxas de sobrevivência caem quando as temperaturas estão mais altas, anunciou a agência nesta segunda-feira.

Os cientistas descobriram que a uma temperatura de 20ºC, o SARS-CoV-2 é "extremamente resistente" em superfícies lisas como telas de telefones celulares, sobrevivendo até 28 dias em vidro, aço ou notas de dinheiro plastificadas. A 30ºC, a sobrevivência cai para 7 dias e para 24 horas em temperaturas de 40ºC.

O vírus sobreviveu a períodos mais curtos em superfícies porosas como o algodão, "até 14 dias em baixas temperaturas e menos de 16 horas em altas", de acordo com os pesquisadores. Isso é "significativamente mais tempo" do que os resultados de estudos anteriores, que constataram que o vírus pode sobreviver até quatro dias em superfícies lisas, de acordo com o relatório publicado no periódico especializado Virology Journal.

Trevor Drew, diretor do CSIRO, disse que o estudo foi realizado com amostras do vírus em diferentes materiais antes de submetê-las a um método "ultrassensível" que encontrou traços de vírus vivo capazes de infectar células em cultura.

"Isso não significa que a quantidade de vírus possa infectar alguém", afirmou na televisão pública ABC.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar