Notícias


Grupo de cooperados participa de curso sobre ACLS

14 de Setembro de 2020



O último sábado (13) e domingo (14) foram de muito aprendizado para 14 médicos cooperados da Cooperativa de Trabalho dos Médicos do Brasil (COOMEB). O grupo participou do curso sobre Suporte Avançado de Vida Cardiovascular, mais conhecido pela sigla ACLS. Ministrado pela Associação do Centro de Estudos Agamenon Magalhães, a grande oficina preparou os profissionais da saúde para ocasiões reais em meio à situações e emergências nos centros hospitalares. O curso aconteceu no Hospital Agamenon Magalhães, na zona Norte do Recife.

Além de preparar de uma melhor forma o quadro de cooperados, a COOMEB, com esse curso, cumpre bem um dos objetivos do cooperativismo, que pauta a Educação, Formação e Informação. Dentro do quinto princípio dos sete, esse objetivo pontua que "as cooperativas devem promover a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas." 

Todo o curso foi projetado para o profissional que já participa de equipes envolvidas com atividades emergenciais, gestão de parada cardiorrespiratória e situações de emergência cardiovascular. As aulas, para o grupo de cerca de 30 profissionais que compareceram à capacitação, tiveram o propósito de relembrar assuntos vistos durante o tempo de estudos acadêmicos e também na busca de métodos mais eficazes na hora da ação. Envolvendo teoria e prática, que foi realizada com o auxílio de bonecos de socorro, foi possível abordar tópicos da circulação artificial, ressuscitação, síndromes coronárias e fazer um treinamento em desfibriladores semiautomáticos.

Somado a questões técnicas da medicina, o curso também trabalha a gestão da liderança de equipe e a competência do líder em meio a situações de extrema emergência.

"O envio de médicos para esse curso, mostra que a cooperativa está de olho na manutenção da boa informação e busca pelo frequente aprimoramento do quadro técnico. Todos os cooperados, neste curso recebem ensinamento que podem colocar em prática em qualquer centro hospitalar do mundo. A COOMEB está de parabéns pela iniciativa que tomou", enalteceu Thiago Gouveia, instrutor do curso.


« Voltar