Notícias


Raphael Câmara Medeiros Parente é o novo secretário de Atenção Primária à Saúde

08 de Julho de 2020


 Saude.gov

O médico Raphael Câmara Medeiros Parente assume a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (26/06). Raphael Câmara Medeiros Parente tem doutorado em Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A partir de agora, ele vai gerir a Atenção Primária à Saúde, que ganhou status de secretaria em maio de 2019, enfatizando sua relevância no Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo secretário é graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fez residência em ginecologia e obstetrícia e em reprodução humana, além de especialização em vídeo-histeroscopia e vídeo-laparoscopia pelo Instituto Fernandes Figueira. Tem MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou no Instituto de Ginecologia da UFRJ, além de ser Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) desde 2018.

Raphael Câmara assume a secretaria, que entre as ações já realizadas no enfrentamento à Covid-19 tem na lista a expansão dos horários de atendimento nos postos de saúde; convocação de médicos para reforçar o atendimento à população; busca ativa para acompanhar a evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus por meio do teleatendimento; possibilidade de consultas virtuais; apoio psicológico aos profissionais de saúde; lançamento de novas estratégias para o enfrentamento da COVID-19, como os Centros de Atendimento e os Comunitários; dentre outras.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar