Notícias


Quais são as causas das infecções urinárias?

22 de Abril de 2020



melhor com saúde

Quando nos perguntamos quais são as causas das infecções urinárias, é importante primeiro definir o que é uma infecção urinária. Da mesma forma, é essencial entender quais são os fatores que nos predispõem a esta condição.

Uma infecção urinária é uma infecção que ocorre em algum lugar do sistema urinário, que inclui a uretra, a bexiga, os ureteres e rins, principalmente.

É uma infecção bastante comum. Entre as mulheres, estima-se que até 50% já sofreram uma. Isso envolve um grande número de consultas sobre sintomas urinários, especialmente em serviços de saúde que atendem a grandes volumes de pacientes do sexo feminino.

Para entender por que as infecções urinárias ocorrem, devemos esclarecer que sua origem é bacteriana. Esses microrganismos sobem pela uretra e se instalam em um dos órgãos urinários, causando o surgimento dos sintomas.

Antes de mergulhar completamente no porquê das infecções urinárias ocorrerem, vamos conhecer seus sintomas. Sabemos que, dependendo da localização no sistema urinário, os sintomas variam.

Quando a infecção está nos rins, é chamada de pielonefrite. Esta quadro é a mais perigoso, com febre alta, vômito e dor lombar.

Se a infecção estiver localizada na parte inferior da bexiga, é chamada de cistite. É a forma de apresentação mais frequente e seus principais sintomas são ardor ao urinar e micção repetitiva. Pode haver dor na parte inferior do abdômen, mas ela nem sempre está presente.

Finalmente, temos a uretrite, que é a infecção urinária que coloniza a uretra. Geralmente tem como sinal primário uma secreção uretral que se confunde com infecções sexualmente transmissíveis, e que requer esclarecimento do diagnóstico com métodos complementares.

Fatores de risco para infecções urinárias
Para saber exatamente por que as infecções urinárias acontecem, é necessário listar primeiro os fatores de risco. São situações ou características que, se presentes, aumentam a probabilidade de infecção.

Isso não significa que ter um desses fatores de risco seja uma condição indispensável para ter uma infecção do trato urinário, mas eles a favorecem. O risco é aumentado por:

Sexo feminino: as mulheres estão mais propensas a infecções urinárias. Sua uretra mais curta facilita a entrada de bactérias.
Atividade sexual: no estágio da sexualidade ativa, as mulheres podem sofrer de cistite associada à relação sexual. É um quadro bastante comum.
Menopausa: quando as mulheres param de menstruar, os níveis de estrogênio no corpo caem. Com menos estrogênio, as membranas mucosas, incluindo a mucosa do trato urinário, ficam ressecadas. Essa secura favorece o surgimento de bactérias.
Obstruções urinárias: se a via do sistema urinário estiver obstruída por qualquer causa, as bactérias encontrarão um caldo de cultura. Aqui podemos citar as pedras nos rins, a hipertrofia prostática nos homens e o uso de cateteres por indicação médica diante de alguma patologia mais séria.

 

Pare ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar