Notícias


Hipotireoidismo: por que há tanta tireoide lenta por aí

17 de Abril de 2020



saude.abril

É na região da garganta que fica a tireoide, glândula com o formato de borboleta que orquestra o funcionamento do organismo — e influencia, inclusive, nossas emoções. Foi pensando em resguardá-la que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, mandou reduzir o teor de iodo do sal de cozinha. As taxas, que antes ficavam entre 20 e 60 miligramas por quilo, precisaram se adaptar à faixa, de 15 a 45 miligramas.

O corte, segundo a entidade, teve a ver com o aumento de casos de hipotireoidismo, distúrbio que prejudica a produção dos hormônios pela glândula. “A doença desacelera o metabolismo, gerando fadiga, sonolência, depressão e raciocínio vagaroso. E o iodo em excesso é um gatilho para o seu surgimento”, diz a endocrinologista Roberta Frota, do Hospital Nove de Julho, em São Paulo.

A Anvisa resolveu agir com base em estatísticas preocupantes: o brasileiro consome, em média, 12 gramas de sal todos os dias. “É um exagero se considerarmos a recomendação da Organização Mundial da Saúde, de apenas 5 gramas”, contextualiza Paula Bernadete Ferreira, especialista em regulação e vigilância sanitária da agência.

O abuso do condimento nas refeições elevou, por sua vez, a porção de iodo no prato dos cidadãos. “A iodação do sal foi calculada pensando em uma dieta de 9 gramas diárias de sal e está, portanto, defasada. Essa resolução da Anvisa não poderia ter sido mais adequada”, elogia o endocrinologista Geraldo Medeiros, professor sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Na época de sua aprovação, a medida, porém, dividiu opiniões. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia criticou a regra. “O foco deveria estar na quantidade de sal que o brasileiro ingere”, analisa a endocrinologista Gisah Amaral, vice-presidente do Departamento de Tireoide da sociedade. “Ainda nos causa mais preocupação a falta de iodo, que pode trazer complicações, principalmente na gestação e nos primeiros anos de vida”, justifica.

Nem só o iodo deixa a tireoide lenta. Os cientistas possuem uma lista de suspeitos envolvidos nessa história. “Ainda não está totalmente demonstrada a relação entre hábitos e componentes químicos com o hipotireoidismo”, ressalva Medeiros. Mas não faltam estudos procurando evidências sobre seu papel no colapso da glândula.

Uma investigação, por exemplo, procurou estabelecer o impacto da poluição na tireoide. A pesquisa, da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo, acompanhou mais de 6 mil pessoas durante 15 anos. Elas foram divididas em dois grupos. O primeiro morava perto de um parque industrial petroquímico, enquanto o segundo habitava uma área residencial menos poluída.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar