Notícias


SP erra previsão e número de mortes por covid-19 é 55% menor

13 de Abril de 2020



R7

O número de mortes por covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, está abaixo do esperado em São Paulo. Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, acreditava que com as medidas de isolamento social o estado contabilizaria cerca de 1.300 óbitos nesta segunda-feira (13), no entanto, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, foram registradas 588 mortes.

O total até o momento representa apenas 45% do que era esperado pelas autoridades de saúde do governo paulista. Na segunda-feira (6), quando a previsão era muito maior do que vem sendo observado nos últimos dias, Covas chegou a defender que as ações adotadas pelo estado evitariam que o número chegasse em quase 5 mil.

"Se nós não tivéssemos tomado nenhuma medida, nós chegaríamos no dia 13 de abril com quase 5 mil óbitos. Tomamos as medidas e esperamos chegar lá com menos de 1.300 óbitos. Isso aqui dá a dimensão da importância das medidas que estão sendo tomadas e que precisam ser respeitadas", disse durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.


Uma semana depois, considerando a evolução dos dados do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, a realidade vai ficando cada vez mais distante do que foi apresentando pela equipe comandada pelo governador João Doria para os próximos 180 dias. "Nós vamos reduzir 166 mil mortes. Nós precisamos reduzir o número de mortes. É um número muito significativo", afirmou Dimas Covas.

Casos confirmados
O presidente do Instituto Butantan também acreditava que sem as ações de isolamento social o número de casos confirmados estaria entre 20 e 25 mil. Entretanto, a Secretaria de Saúde disse nesta segunda-feira que 8.755 já foram infectados pelo novo vírus.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


« Voltar