Notícias


COOMEB participa do 34º Encontro Estadual das Cooperativas de Pernambuco

25 de Novembro de 2019



 

Neste último final de semana, aconteceu na cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, o 34º Encontro Estadual das Cooperativas do Estado. O diretor-geral da COOMEB, Giovanni Rattacaso Filho participou ativamente do evento, representando a cooperativa na qual é dirigente. . O evento contou com a participação de vários dirigentes de cooperativas de todos os ramos atuantes no estado, e que também teve como utilidade a divulgação do plano de ação para as metas e atividades a serem desempenhadas pelo Sistema OCB/PE, na busca por um cooperativismo cada vez mais competitivo em todo o Brasil. O Encontro também contou com o apoio de palestrantes de sucesso e dirigentes da unidade nacional da OCB.

O presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, abriu o Encontro. Em sua fala inicial, ele salientou a importância de estar todos juntos para debater o futuro. Ao público, Malaquias também pontuou a importância dos dirigentes observarem as políticas de relação entre a cooperativa e cooperado. Na visão do presidente, esse elo pode significar o sucesso ou fracasso do negócio.

"Observem o seu cooperado. Pergunte a si mesmo se, quando ele chega à cooperativa, ele está sendo bem tratado? Há o mínimo necessário para dar conforto a ele dentro do negócio que é dele? Todas as dúvidas dele possui estão sendo respondidas de um modo satisfatório? O bem-estar do cooperado é uma missão de existência da cooperativa. Se não conseguimos deixar ele feliz, então não há motivo para a existência da cooperativa", avisou Malaquias.

Com o recado dado, era hora de subir ao palco do Encontro a gerente geral da OCB, Tânia Zanella. Aos cooperativistas de Pernambuco, ela divulgou a atuação política do órgão em busca de medidas políticas que beneficiem o cooperativismo nacional. Dentro das informações repassadas, ela pontuou que a OCB monitora 1415 proposições em tramitação no Congresso Nacional com impacto no desenvolvimento da atividade cooperativista no país. Além disso, em 68 oportunidades, a equipe do nacional impediu a votação de propostas que impactariam negativamente o setor. A OCB também, ainda de acordo com Tânia, pautou 292 itens de interesse do cooperativismo para votação, e teve 119 audiências públicas em que foram debatidos temas de interesse das cooperativas.

Em seguida, era hora do professor universitário do curso de administração, Sandro Prado, falar aos cooperativistas do cenário econômico mundial e como está refletindo no Brasil. De acordo com ele, existe uma nova ordem econômica mundial que dita já algum tempo as normas de mercado. Ela é encabeçada pelos Estados Unidos e pela China, que atualmente é a maior parceira comercial do Brasil. Como o país oriental está em franca expansão populacional, ele fez uma análise de que essa parceria de negócio fique cada vez mais forte nos próximos anos, fato que poderá influenciar bastante no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O palestrante seguinte esteve em todas as regiões de Pernambuco para captar demandas das cooperativas, em busca de um cooperativismo cada vez mais centrado nas boas práticas de gestão e governança. O consultor Sergio Cordiolli apresentou ao grupo o apanhado de sugestões feitas pelos diversos grupos durante os Encontros Regionais do Cooperativismo, alinhado dentro de um Plano de Ação para 2020. Em todos os tópicos da atividade para 2020, estavam cursos, seminários e ações de fundamentos da excelência e intercooperação entre as cooperativas do estado.

O evento final do Encontro ficou a cargo do diretor de business inteligence, Arthur Shinyashiki. Ao grande grupo, ele salientou que hoje se vive a experiência da 4ª revolução Industrial, onde a automação pelo sistema da tecnologia de rápida conexão. Nela a capacidade em tempo real está sempre em teste, exigindo do humano mais rapidez e aprimoramento da forma de se comunicar e produzir. Ele também salientou que o sucesso esperado dentro de um negócio depende de uma maturação. Isso ocorre com pessoas bem capacitadas dentro do negócio, o aproveitamento das oportunidades e na exploração de novos conceitos que distinguem o mercado. Como momento final, o palestrante trabalhou com o público a materialização dos sonhos a partir de uma meditação dentro da sala.

Para a presidente da Coopconfec, Maria do Amparo, esse foi um dos melhores Encontros já realizados. "Já sou uma participante ativa dos Encontros Estaduais. Esse, sem sombra de dúvidas, foi o melhor. Saio com bastante aprendizado. O Sistema OCB/PE está de parabéns pela organização e por trazer palestrante tão capacitados", comentou.

O impacto positivo do Encontro também foi destaque da presidente da Coopcafa, cooperativa do ramo Agro, na cidade de Triunfo, Nadjanécia Guerra. "Aqui eu soube como está pautado o trabalho da OCB/PE em 2020, o que a unidade nacional tem feito e como o cenário econômico nacional influencia a vida econômica de todos. A boa informação já é a marca desse Encontro. Gostei muito de ter participado. Saio daqui bem satisfeita com que o eu vi", enalteceu a dirigente.  


« Voltar